Matriz

Tudo começou, em 1692, durante o ciclo do ouro com aventureiros que, em busca de riquezas descobriram Santa Luzia, uma expedição dos remanescentes da bandeira de Borba Gato implantou o 1º núcleo da Vila, ás margens do Rio das Velhas. Com a enchente do rio, o pequeno vilarejo mudou-se para o alto da colina, onde hoje, é o Centro Histórico, em 1967, ergueu-se o definitivo povoado. Mais de 150 anos depois, em 1856, o povoado foi emancipado e desmembrado de Sabará e, a partir de 1924, passou se chamar Santa Luzia.

 

IGREJA DO BONFIM

IgrejadoBomFim

Localizada na confluência das Ruas Bonfim, Direita e Floriano Peixoto, esta igreja de menores proporções e estrutura é arquitetura colonial simples e foi construída com a técnica do adobe. Em seu interior encontra-se um pequeno um pequeno acervo de imagens e alfaias do séc. XVIII. A igreja abriga belo conjunto de talha colonial, com imagens de Nossa Senhora da Boa Morte, Santa Rita, São Geraldo e dentre outros.

Localização: Rua Direita, entre 6-14 - Centro, Santa Luzia, MG, 33010-030

IGREJA DO ROSÁRIO

IgrejaNossaSenhoraDoRosario

A Capela primitiva erguida pelos negros proibidos de frequentar as igrejas dos brancos. Em seu interior encontra-se imagens de madeira da Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, São Sebastião e um rico interior talhado em madeira. Em suas dependências são realizadas festas de congado, batuque, todas ligadas á tradição africana no mês de outubro.

Localização: Rua Direita - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-050

RESIDÊNCIA DE MODESTINO GONÇALVES

Uma das mais expressivas construções do Centro Histórico, esse Solar é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). Possui talhas de madeira para abrigar vidraças mais expressivas da arquitetura colonial. Pertence ainda a Família do Senador Modestino Gonçalves.

Localização: Rua Direita, 673 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-015

RUA DIREITA

RuaDireita

Com um conjunto arquitetônico representativo dos séc. XVIII,XIX e XX, entre suas edificações mais antigas destacam-se os prédios da Matriz de Santa Luzia, a Igreja do Rosário, o Solar Teixeira da Costa, o Sobrado da Baronesa e duas Residências que pertenceram ao Barão de Catas Altas (521 e 621). A irregularidade da Rua e algumas edificações revelam uma arquitetura eclética com a presença de elementos neoclássicos.

Localização: Rua Direita, Centro, Santa Luzia, MG

TEATRO MUNICIPAL

TeatroMunicipaldeSantaLuzia

O primeiro prédio do Teatro foi construído em meados do século XIX, em 1825, pela Baronesa Maria Alexandrina, demolido por volta dos anos de 1959 após esse episódio foi erguido o prédio do Cine Santa Cruz, mas foi deteriorado por falta de reforma e manutenção. O atual prédio, com o nome de Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, ficou abandonado por mais de 20 anos. Reformado no período dos anos de 2015/2016, atualmente encontra-se em atividade para apresentações artísticas e culturais.

Localização: Rua Direita, 361 - Centro, Santa Luzia - MG

SOLAR DA BARONESA

CentroCulturalSolardaBaronesa

Sobrado colonial que pertenceu à Baronesa Maria Alexandrina de Almeida Viana, construído entre o final do século XVIII e início do século XIX entre 1780 à 1810, pelo Barão de Santa Luzia, Manoel Ribeiro Viana. Em seu interior encontram-se forros em esteira ao estilo asteca e pintura estilo rococó.

Localização: Rua Direita, 408, Centro, Santa Luzia, MG

IGREJA MATRIZ DE SANTA LUZIA

IgrejadaMatriz

A capela foi erguida por volta de 1701, em torno da qual se formou um rancho para tropeiros que vinham dos currais da Bahia para abastecer a região das minas. Sofreu várias alterações no período de 1744 a 1778. Seu conjunto de altares entalhados recobertos de ouro e imagens do Séc. XVII e XIX, a colocam entre as igrejas mais belas das Minas Gerais, o teto é todo pintado á mão, com a entrada de santa Luzia no céu. Foi inteiramente restaurada entre 1988 e 1992. Conta à história que o Sargento Joaquim Pacheco Ribeiro estava sofrendo de cegueira e, para que se curasse, fez uma promessa a Santa Luzia (protetora da visão) que, se ficasse curado, mandaria erguer uma igreja dedicada à Santa. O milagre se operou e ele se mudou para cá com suas três filhas Adriana, Mariana e Ana senhorinha, e mandou fazer o templo. Até hoje no dia 13 de dezembro, dia consagrado à santa, a cidade se enche de fiéis.

Localização: Rua Direita, em frete ao número 785, Centro, Santa Luzia, MG

© Copyright Prefeitura Municipal de Santa Luzia 2016. Todos os direitos reservados.