Mutirão de cirurgias cataratas começou hoje e irá acabar com a fila de espera na cidade

Um mutirão de cirurgias de cataratas iniciou, na manhã dessa quarta-feira (12), o programa Santa Luzia volta a Enxergar, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta primeira etapa do programa, a meta é colocar em dia a demanda de cirurgias de cataratas, atendendo pacientes que aguardam há anos pelo procedimento. Apenas nesta quarta, foram realizadas 116 cirurgias na Clínica Super Saúde, no bairro São Benedito Para os próximos dias estão planejados outros atendimentos, que devem totalizar mais de 600 cirurgias até a próxima semana e zerar a fila de catarata e outros procedimentos oftalmológicos.
O prefeito Delegado Christiano Xavier, o vice-prefeito Pastor Sérgio e a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte, estiveram na clinica para acompanhar a preparação dos primeiros pacientes que iriam realizar a tão esperada cirurgia.
“Na véspera do dia de Santa Luzia, protetora dos olhos, nós damos início a esse programa com o mutirão que vai acabar com a fila de espera na cidade. Essa é uma meta do nosso plano de governo e conseguimos alcançar de forma muito célere, com muito trabalho da nossa equipe da Secretaria de Saúde. Desde 2011 não aconteciam cirurgias de cataratas em Santa Luzia e estamos muito felizes de proporcionar isso para os luzienses”, disse o prefeito Christiano Xavier.
Além das cirurgias de cataratas, o programa ainda irá oferecer para a população outros exames oftalmológicos, tratamentos e cirurgias. Segundo a Secretária de Saúde, a captação de pacientes está sendo feita pelo setor de regulação. “O critério para chamamento dos pacientes foi a gravidade do quadro clínico. As pessoas que já estão aguardando na fila de espera serão comunicadas pela equipe da Secretaria de Saúde para que o procedimento seja feito”, explicou Nádia.
“É um sonho realizado. Agora, depois de cinco anos vou poder voltar a fazer minhas coisas direito. Antes ficava difícil até para sair, sempre esbarrava nas pessoas e jogava as coisas no chão. Hoje, graças a Deus estou muito feliz por fazer a cirurgia e voltar a enxergar”, disse a cozinheira Maria Geralda Barreiras, que estava aguardando há cinco anos.
Devota de Santa Luzia, dona Maria Nogueira Costa já tem um compromisso. “Quero assistir a uma missa na Igreja Matriz de Santa Luzia e agradecer por esta graça. Estou muito feliz”, falou emocionada. Depois de esperar por muitos anos, Manoel Diniz agradeceu ao prefeito e garantiu uma visita quando passar o período de repouso. “Quero poder ver de perto o rosto do prefeito, poder conversar e agradecer”, disse.
A segunda etapa do projeto, que começará em 2019, terá outros serviços para a população. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa levará o cuidado com a saúde ocular para as escolas, com exames de refração para crianças e encaminhamento para aqueles que precisarem de óculos. Além disso, o paciente crônico também poderá fazer o tratamento de retina e glaucoma pela rede pública com mais agilidade.

“Empresa licitada já iniciou os trabalhos na cidade”

A Extra Energy, assumiu nesta semana, o serviço de troca de lâmpada no município. A empresa foi vencedora do processo licitatório 060/2018, na modalidade pregão presencial que teve transmissão ao vivo pelo site da prefeitura. Os serviços incluem manutenção integral e contínua de todo sistema de iluminação pública. Para colocar em dia os serviços de troca de lâmpadas, seis equipes da empresa já estão prestando atendimento por todo o município.

Em complemento às ações dos serviços de Iluminação Pública na cidade, também foi licitada empresa para a prestação de serviços de software de gestão, desenvolvimento de aplicativo e instalação de Call Center exclusivo para atender às solicitações da população, por meio de ligação gratuita. O aplicativo vai permitir que a população acompanhe todo o processo de realização do serviço.

Para o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier, a medida proporcionará grande economia para a cidade. “Essa nova licitação regular vem em substituição a uma série de contratos emergenciais que oneraram muito o nosso município e que não tinha a qualidade necessária, assim, esse processo regular, possibilitou uma grande economia para os cofres públicos. A partir de agora pagamos de acordo com o tamanho do nosso parque e com controle digital de tudo, ao passo que anteriormente era pago um valor fixo de lâmpada que tinha a troca solicitada e não tinha o controle digital, facilitando o descontrole e o desperdício”, explica o chefe do executivo.

Segundo o Secretário de Obras, Bruno Almeida, é a primeira vez que se realiza processo licitatório para esta modalidade, e com a medida, quem ganha é a população. “A intenção do poder público é prestar um atendimento de qualidade para os moradores de Santa Luzia. Precisamos atender o munícipe da forma como ele merece ser atendido. A empresa foi contratada por meio de processo totalmente responsável para realizar a manutenção da iluminação púbica na cidade”, conta o Bruno Almeida.

Os moradores de Santa Luzia poderão solicitar o serviço de troca de Lâmpadas pelo Call Center da iluminação pública, através do número: 0800 606 15 35. É o poder público cada vez mais próximo da população.

Ação marca o encerramento do ano letivo da educação infantil

Encerrando a ano letivo da educação infantil, alunos do 1º e 2º períodos e também do maternal, da Escola Municipal Iracema Prado da Silva fizeram uma bela homenagem ao prefeito, Delegado Christiano Xavier. A ação aconteceu na própria escola, na tarde desta terça-feira (11).

Na ocasião, os pequenos cantaram, tocaram flauta, violino e entregaram uma lembrança simbólica ao chefe do executivo municipal. “Estou muito feliz por estar aqui recebendo essa homenagem e vendo essas lindas apresentações. Quero agradecer pelas decorações de Natal que vocês também ajudaram a fazer e que estão espalhadas enfeitando nossa cidade”, disse.

O prefeito também aproveitou para convidar os alunos para visitarem a iluminação natalina da Praça da Juventude. A ação faz parte do projeto Santa Luzia, Cidade Luz e é promovida pela Associação Sol Nascente, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. “Vale a pena todos vocês irem visitar. Tem muitas atrações legais para vocês. Aproveito para desejar um feliz natal a todos”, finalizou.

Presente na homenagem o vice-prefeito, pastor Sérgio declarou que, “apesar da crise que assola, não só nosso município, mas todo o país, receber essa homenagem aqui hoje significa que estamos no caminho certo. Podemos observar o sorriso sincero no rosto dessas crianças. Parabenizo a toda equipe da escola e a todos da secretaria municipal de educação por essa ação”.

Segundo informou o Secretário Municipal de Educação Ermelindo Caetano, o encerramento do cadastro escolar da educação infantil, aconteceu no último dia 07 e foi um sucesso. De acordo com ele, foram mais de 5 mil crianças inscritas em busca de uma vaga na Educação infantil.

Após a homenagem o chefe do executivo municipal aproveitou para conhecer as dependências da escola



“Santa Luzia sedia final de campeonato esportivo”

Pela primeira vez, a cidade de Santa Luzia sedia a Final da Copa Alterosa de Fut7. O evento foi realizado na Arena Coliseu, no bairro Alto do Tanque e reuniu grande público. A Disputa foi entre o Mineirinho e o Luziáticos, tendo como equipe vitoriosa, o time do Luziáticos, pelo placar de 5X3. A abertura dos Jogos contou com participação de times participantes de projetos sociais, com atletas de idade entre 11 e 15 anos. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Esportes.

O Secretário de Esportes da Prefeitura de Santa Luzia, Marco Aurélio Silva ponderou que a iniciativa é pioneira na cidade e o incentivo a prática de esportes proporciona grande mudança na vida das pessoas. “Sediar a final deste importante campeonato é inédito em nossa cidade. O esporte reduz a criminalidade na cidade, é algo prazeroso. Agradeço a todos pelo apoio, em um futuro próximo vamos promover mais eventos deste porte”, conta.

Organizador da Copa de Fut7, o Jornalista Leopoldo Siqueira agradeceu o apoio do poder público por receber o evento na cidade. “É uma grande alegria estar aqui, estou vendo muitas famílias, atletas, a participação de projetos sociais, estamos movimentando a cidade. Agradeço pelo apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, na pessoa do Secretário Marco Aurélio por apoiar esta iniciativa”, disse.

Para as equipes participantes, chegar ao final do Campeonato foi motivo de muita alegria. “A expectativa para o jogo foi muito grande, sabíamos do potencial do time adversário e precisávamos jogar muito para alcançar a vitória e conseguimos vencer o campeonato”, contou Vinicius Marques, jogador do Luziáticos. Ficar em segundo lugar também é motivo para comemorar, Deivison Carlos, atleta do Mineirinho, ficou satisfeito com o resultado. “A equipe foi bem, tivemos um bom empenho, vontade e raça, o Mineirinho foi bem também, estamos firmes”, disse o jogador. Além de troféus e medalhas, os vencedores vão ganhar premiação em dinheiro. O primeiro colocado, receberá o valor de R$ 2.200,00 e o segundo lugar, recebe a quantia de R$800,00

A administração municipal informa que irá disponibilizar o pagamento de todos os servidores exonerados que não estão trabalhando mais na prefeitura, honrando assim, mais um compromisso financeiro com a população luziense. O pagamento será quitado nesta quarta-feira (12), devendo ser liberado até o final do dia.
Está disponível o valor de 450 mil reais para pagamento de aproximadamente 70 servidores exonerados.

O Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva – CEAMEI foi palco de muita alegria no último dia 06. É que a Secretaria Municipal de Educação preparou para os alunos da educação inclusiva, uma linda festa de Natal.

Em clima de alegria e descontração, cerca de 150 estudantes foram recebidos pelo Papai Noel. O bom velhinho distribuiu saquinhos surpresa com várias guloseimas para todos. Também houve contação de histórias, jogos e brincadeira pedagógicas, circuito de atividades psicomotoras, além da distribuição de algodão-doce e pipoca.