Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado, para contratação temporária de pessoal, para atendimento do Programa de Esporte e Lazer na Cidade – PELC. São 60 vagas para Agente Social e cadastro reserva para Coordenador Pedagógico e Coordenador de Núcleo.
As inscrições começaram no dia 20 e vão até o dia 27 de novembro, no Ginásio Poliesportivo (Rua: Baldim, 415, Rio das Velhas).
Para mais informações acesse o Edital 001/2018

Com a chegada do período chuvoso, é comum a proliferação dos focos da dengue. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite também, a Chicungunya e Zika, por isso os cuidados devem ser redobrados. Tendo em vista essa preocupação, a prefeitura de Santa Luzia por meio do departamento de Zoonoses está promovendo um ciclo de palestras em Umeis e Escolas do Município com objetivo de conscientizar as crianças do dever de ajudar a família no combate ao mosquito, eliminando os focos da dengue. Para a Coordenadora técnica de Zoonoses da Prefeitura, a veterinária Viviane Moreira, a iniciativa tem como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes da importância de ações preventivas no combate a doença. “Queremos conscientizar as crianças sobre os mais diversos temas tratados pelo centro de controle de Zoonoses, nesse momento devido ao início das chuvas estamos tratando do controle, combate e prevenção da dengue. A intenção é que essas crianças possam disseminar o conhecimento adquirido através das palestras com toda família,” conta. 

A ação desta quarta-feira (21) foi na Umei do Bairro Frimisa, em Santa Luzia. A palestrante Gisele Maria Alves, Educadora em Saúde, mostrou para as crianças por meio de uma apresentação dinâmica e interativa, as formas de prevenção da Dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Durante a apresentação, ela explicou que é muito importante evitar o acúmulo de lixo e entulho nas residências, nas ruas, evitar todo recipiente que possa acumular água e servir de reservatório para o mosquito depositar ovos. As crianças participaram da palestra fazendo perguntas e tiraram algumas dúvidas. “Estamos incentivando as nossas crianças a acabar com o foco do mosquito para diminuir os índices da doença”, explica Gisele.
Rosilaine Miriam Gonçalves, professora da Rede Municipal, parabeniza a prefeitura de Santa Luzia pela realização deste ciclo de palestras nas escolas da cidade. “Eu acho muito importante conscientizar as crianças, a partir deste momento tão importante, que elas estão construindo conhecimento. Preocupar com a saúde, com a limpeza do meio ambiente são ações muito importantes. Parabenizo a equipe da prefeitura por essa iniciativa,”diz.
Até o momento já foram realizadas palestras em diversas escolas de Santa Luzia, Escola Municipal Ana Zélia, Escola Municipal Dulce Viana, UMEI Cornelina Carvalho Silvério, Creche irmã Fabíola e Escola Municipal José Augusto Resende, alcançando até o momento aproximadamente 2 mil alunos com ações preventivas contra a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O combate a Dengue não é uma obrigação somente do poder público, toda comunidade pode colaborar nas ações preventivas mantendo a limpeza dos quintais, evitando deixar a Caixa d’água destampada, manter a limpeza dos bebedouros de animais, lavando duas vezes por semana, manter limpas as calhas e pratos de plantas para evitar o acúmulo de água e não deixar pneus em área descoberta. Na aparição de algum sintoma da dengue, como por exemplo, febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo e falta de apetite é recomendado procurar orientação médica imediatamente.

Nesta quarta-feira, 21, o prefeito de Santa Luzia Delegado Christiano Xavier e seu vice Pastor Sérgio receberam o Prefeito e o Secretário de Saúde do município de Jaboticatubas, Eneimar Marques e Arlen de Araújo. Os representantes da cidade vizinha vieram convidar o município para participar do Conselho Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (Cisrec). 

O Cisrec é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, criada em 1995, que disponibiliza consultas e exames especializados visando assegurar ações e serviços de saúde à população dos municípios consorciados.
O consórcio é presidido pelo prefeito de Matozinhos, Antônio Divino, e tem como vice o prefeito de Prudente de Morais, José Roberto. Ele é composto pelos municípios de Capim Branco, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Funilândia, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais e Vespasiano.

Faça seu cadastro e participe do Circuito de Presépios 2018. Nos últimos anos, 32 famílias abriram suas residências e receberam diversas pessoas para visitarem a cena do nascimento de Jesus, montada de forma criativa e com diversas técnicas, estilos e matérias primas, sempre confeccionados artesanalmente. 

O município de Santa Luzia cultiva, há muitos anos, a tradição do Circuito de Presépios. A Secretaria Municipal de Cultura é responsável por organizar o circuito e catalogar as residências. Após isso, um folder é elaborado para divulgar o endereço dos locais que terão presépios para visitação.
O circuito foi criado para valorizar a tradição e estimular o uso criativo de linguagens artísticas. O cadastro pode ser feito até no dia 10 de dezembro, no Solar da Baronesa (Rua Direita, 408 – Centro), ou pelo telefone 3641-4791, falar com Cássia.

O Dia Nacional da Consciência Negra vai além de ser uma data comemorativa. É um dia para reforçar a luta pela igualdade, fazer uma reflexão e reconhecer a história do povo negro, cultuando os verdadeiros heróis no processo que levou ao fim da escravidão no Brasil.
A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Ele foi líder do Quilombo dos Palmares e, junto com sua esposa Dandara, dedicou sua vida à luta pelo fim da escravidão, se tornando um dos maiores guerreiros da história do Brasil.

O prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier reuniu em seu gabinete com todo o secretariado, na tarde desta segunda-feira (19), para apresentar o novo secretário municipal de governo.
Marcelo Fernandes Siqueira assume hoje a pasta e substituirá Ulisses Brasileiro do Couto Filho, que estava acumulando interinamente a Secretaria de Governo desde julho, e que a partir de agora se estabelece com dedicação integral ao cargo de Secretário de Cultura.
“O novo secretário veio para dar continuidade aos trabalhos e com certeza vai somar muito à administração municipal”, disse o prefeito.
Marcelo Fernandes Siqueira é bacharel em direito e possui MBA em direito do trabalho e processo do trabalho pela FGV/IBS Business School. Sócio proprietário da Marques e Siqueira Advogados Associados, ele também trabalhou como presidente da FUNED - Fundação Ezequiel Dias, foi diretor da Loteria Mineira do Estado de Minas Gerais e já teve cargos públicos nas prefeituras de Rio Acima e Capim Branco, além de Consultor jurídico para alguns parlamentares.
Na ocasião, o chefe do executivo municipal aproveitou a oportunidade para apresentar aos secretários o Corregedor Geral do Município, o Major reformado Eid Pereira da Silva Júnior, que iniciou os trabalhos na semana passada e também a nova diretora do Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, a enfermeira Thailyne Sampaio Ferreira.
Eid é bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas e pós-graduado em segurança pública, gestão de pessoas e inteligência e contra inteligência empresarial. Já trabalhou como presidente do diretório acadêmico Euclides Cunha – Academia de Polícia Militar, subcomandante do GATE, coordenador de segurança da vice-governadoria do Estado de Minas Gerais, secretário de defesa social do município de Nova Serrana, entre outros.
Já a nova diretora do Hospital Municipal é formada em enfermagem com experiência há 11 anos na área, trabalhou no Hospital desde a sua inauguração e com seu desempenho e liderança hoje alcançou o posto máximo.