A prefeitura de Santa Luzia deu boas vindas às atletas campeãs da Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG. As estudantes foram recepcionadas com um delicioso café, na manhã desta terça-feira (14), no auditório da prefeitura.

As equipes do basquete feminino módulos I (sub 14) e módulo II (sub17) conquistaram entre os dias 30 de julho e 04 de agosto, na Cidade de Uberaba, a medalha de ouro. Com a vaga garantida, as atletas vão representar, não só Santa Luzia, mas toda Minas Gerais, na etapa Nacional, que será realizada no mês de setembro, em Joinville, SC. Este é o terceiro ano consecutivo que as esportistas se consagraram campeãs estaduais, trazendo muito orgulho para a cidade.
Com um resultado incrível a Secretaria de Esportes está empenhada em preparar os times para a próxima etapa e garantir a vitória. “Vamos preparar nossas atletas para que sejam vitoriosas em Santa Catarina. “Agradeço muito ao prefeito Christiano Xavier e a todos aqueles que direta ou indiretamente dão apoio às atividades esportivas aqui na cidade. Temos aqui grandes talentos. É gratificante fazer esse trabalho”, disse o diretor de esportes, Marco Aurélio da Silva.
Para a capitã da equipe sub 17, Sâmela Inácio, representar Santa Luzia na etapa estadual foi gratificante. “Levar o nome de Santa Luzia e ser campeã estadual é motivo de muita alegria pra mim. Hoje os jovens precisam muito do esporte. No meu caso, me ajudou com a timidez e a melhorar na escola. Acredito que todos os jovens deveriam praticar esporte, seja em qualquer modalidade. Agradeço a todos que torceram por nós”, enfatizou.
Presente na recepção, o pai de uma das atletas falou do orgulho que sente pela filha ter trazido a medalha de ouro para a cidade. “Tenho muito orgulho da minha filha. É uma batalha incessante, mas agora é esperar a ida pra Santa Cataria e, se Deus quiser, ela vai voltar com o título”, ressaltou Eder de Oliveira.
As equipes campeãs do basquete feminino contam com alunas das Escolas Estaduais Lafaiete Gonçalves e Raul Teixeira da Costa.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
Também participaram do encontro, o Coordenador de Esportes e técnico das equipes, Gilberto Junior, o Diretor de Cultura, Eliel Lopes, o Diretor da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa, José Edson e a Diretora da Escola Estadual Lafaiete Gonçalves, Márcia Soares.