Na noite da última sexta-feira, 19, o vice-prefeito Pastor Sérgio e o Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Islande Batista participaram de uma palestra sobre violência doméstica na sede da 100ª Subseção da Ordem dos advogados do Brasil, em Santa Luzia. O evento foi realizado pela Comissão de Prevenção à Violência Doméstica, que consiste em uma parceria entre a OAB, a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Durante a palestra, diversos assuntos foram tratados, como as especificações da Lei Maria da Penha, a dependência emocional e como funciona o serviço de acolhimento no município. Falaram sobre o tema a juíza da 2° Vara Criminal e da Infância e Juventude, Maria Beatriz Biassutti, a soldado PM Janaína Machado, que faz parte da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica; o gestor dos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos, Robert Morubixaba, a psicóloga Fernanda Mansur, entre outros.
Segundo o presidente da 100ª Subseção da OAB, Francisco Gabrich, a iniciativa partiu da grande incidência de casos de violência doméstica. “Temos uma preocupação muito grande sobre esse tema. A violência doméstica sempre reflete sobre os filhos e o nosso objetivo é mostrar para a sociedade como proceder em casos como esse”, disse o anfitrião.
Representando o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o vice-prefeito Pastor Sérgio destacou a importância do movimento. “Fico feliz em participar e saber que a OAB, junto com toda essa equipe de profissionais e pessoas que pensam a cidade de Santa Luzia debatem o tema para buscar soluções como prevenção”, disse. Pastor Sérgio ainda reforçou o trabalho que vem sendo feito pelo Executivo. “Hoje temos um convênio com o Consórcio Mulheres das Gerais, que dá amparo a mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, trabalhamos em outras políticas públicas para garantir os direitos das mulheres, em especial as que sofrem algum tipo de violência”.
“As estatísticas de violência doméstica mostram que nós devemos cada vez mais unir as famílias, que é o que há de mais importante para todos nós”, reforçou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Islande Batista.
A palestra contou com a presença de alunos do curso de Direito e diversos representantes da sociedade.