Na semana Nacional de Redução de Desastres, a prefeitura de Santa Luzia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil, em parceria com Coordenadoria Estadual de Defesa Civil- Cedec/MG, e Polícia Militar ,  realizou na última terça-feira (10), Blitz Educativas para orientação aos cidadãos, sobre medidas de autoproteção, voltadas ao período chuvoso. O objetivo é mobilizar  c0munidades e cidadãos para a importância do desenvolvimento de medidas preventivas de desastres.

Os locais das blitz foram escolhidos pelo histórico de alagamentos em virtude das chuvas e pela grande circulação de pessoas.  As operações foram realizadas em cinco pontos da cidade. São eles: avenidas: Brasília (portal São Benedito e nas proximidades do Café Três Corações), Nossa Senhora do Carmo, Praça da Savassi (Palmital), e avenida Beira Rio, na região central.

No período da manhã, 270 carros receberam as instruções. No período da noite, 420 veículos foram abordados pelos profissionais da Defesa Civil, que distribuíram panfletos com orientações e dicas de medidas preventivas, informa Wanderson Machado, que coordenou a ação nos locais.

Durante as abordagens, foram fornecidas e informações e recomendações aos cidadãos sobre como procederem em caso de chuvas intensas ou quando da incidência de raios (descargas elétricas atmosféricas), de modo a se manterem seguros, diminuindo-se o risco de acidentes que podem provocar danos materiais e humanos (lesões e mortes).

De acordo com o diretor Ten. Cel. Luíz Henrique Souza Magalhães, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o intuito é que a população, o intuito é que a população passe o período chuvoso, que vai de Outubro a Março do próximo ano, sem registro de vítimas graves ou óbitos, assim como no período passado. “Queremos conscientizar também a população para não jogarem lixo nas ruas. Essa ação, evita que ocorra entupimento das redes pluviais” afirma. O secretário salienta ainda, que os lixos jogados nas ruas, são umas das principais causas das inundações nas áreas de veículos e pedestres.

Período Chuvoso: Saiba como de proteger!
Dicas de autoproteção

O que devo fazer antes das chuvas?

• Faça limpeza dos telhados;
  • Desobstrua as calhas;
  • Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc;
  • Retire os entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas;
  • Não jogue lixos nas calçadas, bueiros, rios, córregos ou galerias;
  • Reforce (ou escore) muros e paredes poucos confiáveis;
  • Fiquem atentos as notícias;
  • Providenciem a poda ou corte de árvores com risco de queda.

Em casos de tempestades, o que devo fazer?

• Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa de abrigar, desde que não seja uma área de risco;
  • Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas;
  • Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.

Em caso de raios, fique atento (a):

• Desligue aparelhos das tomadas;
  • Fique longe de janelas;
  • Não fique próximo de árvores e postes;
  • Não fique dentro da água;
  • Use o telefone somente em caso de emergência.

Fonte: Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)