Falta menos de uma semana para o Réveillon, a tradicional festa em que comemoramos a virada de ano. Além do espumante, os fogos de artifício são marcas registradas da festividade e não podem faltar quando os ponteiros registram 0h, anunciando a chegada de um novo ano.

Apesar do glamour que os artefatos trazem, eles também podem ser perigosíssimos se não forem usados com as devidas precauções. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta época do ano, aumenta a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais devido ao mau uso dos fogos.

Confira algumas dicas para soltar os fogos em segurança e evitar acidentes:

• Adquira fogos de artifícios somente em locais devidamente autorizados para comercialização;
  • Leia o rótulo de segurança e data de validade no momento da compra e durante a utilização;
  • Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;
  • Não solte fogos em ambientes fechados. Nos locais abertos, atente para sua segurança e de outras pessoas;
  • Se for soltar fogos, não beba. Bebidas alcoólicas e o artefato são duas coisas que não combinam;
  • Não queime rojões sem o suporte adequado. Se for fazê-lo, mantenha-o fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;
  • Os fogos podem falhar temporariamente, mas continuam acessos. Preste atenção neste detalhe;
  • Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura;
  • Jamais coloque artefatos em bolsos;
  • Em caso de queimaduras, procure rapidamente uma unidade de saúde. Evite o uso de pomadas e outros produtos sem prescrição médica.

Os fogos de artifício abrilhantam a noite e não pode ficar de fora do espetáculo chamado Réveillon, desde que usados com os devidos cuidados. Fique ligado (a)!