Nesta semana, pós-Natal e véspera de Réveillon, muitas pessoas costumam tirar férias ou emendar o recesso. Se esse for seu caso, aproveite para conhecer os pontos turísticos de Santa Luzia.

Para facilitar as visitas, separamos, os cartões portais da cidade. Conheça!

Igreja do Bonfim: em seu interior encontra-se um pequeno acervo de imagens e alfaias do séc. XVIII. A igreja abriga belo conjunto de talha colonial, com imagens de Nossa Senhora da Boa Morte, Santa Rita, São Geraldo e dentre outros. Localização: Rua Direita, entre 6-14 – Centro.

Igreja do Rosário: a Capela primitiva erguida pelos negros proibidos de frequentar as igrejas dos brancos. Em seu interior encontram-se imagens de madeira da Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, São Sebastião e um rico interior talhado em madeira. Localização: Rua Direita – Centro.

Residência de Modestino Gonçalves: uma das mais expressivas construções do Centro Histórico, esse Solar é tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). Localização: Rua Direita, 673 – Centro.

Rua Direita: com um conjunto arquitetônico representativo dos séc. XVIII, XIX e XX, entre suas edificações mais antigas destacam-se os prédios da Matriz de Santa Luzia, a Igreja do Rosário e o Solar Teixeira da Costa. Localização: Rua Direita, Centro.

Teatro Municipal: o primeiro prédio do Teatro foi construído em meados do século XIX, em 1825, pela Baronesa Maria Alexandrina, demolido por volta dos anos de 1959 após esse episódio foi erguido o prédio do Cine Santa Cruz, mas foi deteriorado por falta de reforma e manutenção. Localização: Rua Direita, 361 – Centro.

Solar da Baronesa: sobrado colonial que pertenceu à Baronesa Maria Alexandrina de Almeida Viana, construído entre o final do século XVIII e início do século XIX entre 1780 à 1810, pelo Barão de Santa Luzia, Manoel Ribeiro Viana. Localização: Rua Direita, 408, Centro.

Igreja Matriz de Santa Luzia: seu conjunto de altares entalhados recobertos de ouro e imagens do Séc. XVII e XIX, a colocam entre as igrejas mais belas das Minas Gerais, o teto é todo pintado á mão, com a entrada de santa Luzia no céu. Foi inteiramente restaurada entre 1988 e 1992. Localização: Rua Direita, em frete ao número 785, Centro.

© Copyright Prefeitura Municipal de Santa Luzia 2016. Todos os direitos reservados.