O município de Santa Luzia está muito bem preparado para o combate à febre amarela e vem desenvolvendo várias ações para o enfrentamento à doença. Pensando em melhorar ainda mais o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Saúde, ministrou na tarde de quinta-feira (25/01), um treinamento de capacitação para os agentes comunitários. O encontro aconteceu no auditório central da prefeitura e contou com a participação de mais 170 agentes.

As ações estão sendo intensificadas em todo o município. Todas as 26 Unidades Básicas estão munidas da vacina, além da vacinação que já começou a ser realizada na área rural. O coordenador de imunização, Hilton Rodrigues, ministrou o treinamento e ressaltou que esta capacitação é extremamente importante para as equipes. “Hoje fizemos o resgate das atribuições desses profissionais que vão ajudar muito na prevenção das doenças, principalmente neste atual momento, no cobate e sensibilização da população para enfretamento à febre amarela”, explica.

O Prefeito Interino de Santa Luzia, Sandro Coelho, ressalta que o município está preparado para enfrentar a febre amarela. “Haverá intensificação neste próximo sábado (27), em todos os postos de saúde. Todos os 26 estarão abertos para vacinação. Estamos também com a campanha na zona rural, levando a vacinação até eles. Então, todos que ainda não vacinaram , podem comparecer até o posto mais próximo e vacinar”, alerta Sandro.

Para a Secretária de Saúde, Marcides Farias, a cobertura vacinal de Santa Luzia está no índice bom e vai ser intensificada ainda mais. “O trabalho da nossa equipe, da vigilância e da epidemiologia, podemos nos orgulhar”, diz.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Emanuela Cotrim, no município de Santa Luzia, teve apenas um caso confirmado, mas que ainda se encontra em autoctonia, ou seja, em avaliação para verificar se o paciente adquiriu a doença no município. “Os enfermeiros e médicos estão sendo bem capacitados para receber as pessoas nas unidades básicas e as ações estão sendo intensificadas”, salienta.

A agente de saúde Brenda Rabelo, participou da capacitação e se sente preparada para receber a população luziense. “Com o aumento de casos no estado de minas gerais, temos uma procura significativa nas unidades, mas estamos bem abastecidos. As pessoas tem interesse em ir até a unidade e se vacinar, está muito tranquilo e bem administrado”, afirma.