No intuito de obter a conscientização de todos sobre a importância da segurança com a rede elétrica durante a folia, e assim evitar acidentes, a Cemig recomenda que os foliões evitem atirar serpentinas e confetes próximos à rede elétrica. As serpentinas e confetes geralmente contêm metal em sua composição e podem causar curto-circuito. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais, quando arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados, e podem causar danos nas redes de alta tensão e provocar acidentes.

O órgão também pede atenção quanto à montagem de equipamentos nas vias públicas, como a distância mínima de 1,50m (um metro e meio), tanto na horizontal quanto na vertical, de afastamento da rede de distribuição de energia elétrica, para a montagem e desmontagem de palco/barracas e no percurso dos trios elétricos, atentando para a altura desse veículo e sua proximidade à rede elétrica.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Durante o período do carnaval, a CEMIG também irá disponibilizar o telefone 0800 728 1112 para atendimentos emergenciais.