Entre as medidas de segurança adotadas para a promoção e cuidados com a saúde, a higienização das mãos é uma das ações mais simples, baratas, eficientes e importantes para o controle de infecções e o aumento da garantia de proteção contra várias doenças. Isso porque germes, invisíveis a olho nú, estão presentes nos mais diversos objetos e superfícies como puxadores de porta, botões de elevador, e outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nos países desenvolvidos, essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos. Nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o risco é de duas a 20 vezes superior e a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode ultrapassar 25%.

Prefeitura de Santa Luzia – Transparência, Cooperação e Trabalho